Bootcamp de Gamificação: Teoria e Práticas Imersivas

5.0estrelas

Bootcamp de Gamificação: Teoria e Práticas Imersivas

Para quem é este curso?

Este bootcamp é indicado para pessoas que desejam se aprofundar sobre o uso dos elementos, da lógica e da estética de jogos em contextos diversos: treinamentos, vendas, gestão de pessoas, marketing, negócios, mentorias, entre outros. O curso possui grande foco em práticas e ferramentas para a correta aplicação das mecânicas de jogos, com o objetivo de aumentar o engajamento e mudar o comportamento dos envolvidos.

Problemas do dia a dia que este curso ajuda a resolver

Como motivar pessoas tão diferentes usando elementos de jogos?

Como engajar as pessoas a realizarem atividades do dia-a-dia, com produtividade prazerosa?

Como inserir diversão às atividades e rotina das pessoas, sem parecer forçado?

Como fazer com que as pessoas queiram, por satisfação inerente, executar atividades consideradas chatas ou tediosas?

Qual o investimento?

por apenas 3 parcelas de

R$ 233,00

ou R$ 699,00 à vista

  • 25 horas totais de dedicação
  • Pague com Segurança

* Troca de informações protegida por criptografia de segurança (SSL)
* Informações do cartão não são armazenadas neste site

Atendimento Online

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Todos os cursos VIDDIA são legalizados, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.

O que está incluído no curso?

4 aulas semanais via Zoom

Datas: 12/5, 19/5, 26/5 e 2/6 das 17h às 19h

Gravação das aulas ao vivo

25 videoaulas gravadas na nossa plataforma com gamificação

4 PDFs (e-book, infográfico, artigos) para download

Ferramentas gratuitas e ideias de jornadas, recompensas e temas

Práticas para guiar a construção de um protótipo de gamificação

Canal de dúvidas direto e acesso à comunidade

Acesso a todo conteúdo por 6 meses

Certificado digital

O que irei aprender com este curso?

Compreender o que é gamificação e por que as empresas estão aderindo..

Conhecer a diferença entre gamificação e jogos.

Definir o objetivo SMART do seu ambiente gamificado.

Definir seu público alvo, o que ele sente, faz, enxerga e escuta.

Definir os principais motivadores do seu público.

Aprender sobre os diferentes perfis de jogadores de um ambiente gamificado, e como seu público alvo se encaixa.

Entender como fazer para equilibrar a motivação intrínseca e extrínseca do seu público.

Familiarizar-se com as mecânicas, dinâmicas e componentes da gamificação.

Escolher os melhores elementos de jogos para estimular a motivação dos diferentes perfis de pessoas.

Compreender e aplicar o passo a passo para criar um ambiente com gamificação.

Conhecer algumas ferramentas gratuitas que podem ser usadas na gamificação.

O que estão dizendo sobre este curso

Com quem irei aprender?

Fabiana Bigão

Fabiana Bigão Silva é doutora em Ciência da Informação (UFMG), com foco em educação a distância e gamificação. Mestre e graduada em Ciência da Computação (UFMG), foi diretora do Project Management Institute – PMI-MG (2015). Desde 2006, como diretora da Accretio (www.accretio.com.br), atua em consultorias e treinamentos corporativos em organizações de diferentes portes e atividades. É diretora de operações da VIDDIA (www.viddia.com.br), edutech especializada em educação corporativa on-line com gamificação. Atua como professora de mestrado, MBAs e pós-graduação em diversas instituições de ensino, com destaque para Fundação Dom Cabral, Ibmec e SKEMA Business School. Até o momento já atendeu a dezenas de empresas, mais de 10 mil alunos / clientes ao longo de 15 anos e cerca de 30 mil horas de experiência em projetos. É autora do livro Gerenciamento de Projetos Fora da Caixa: Fique com o que é relevante.

Conteúdo Completo do Curso

Neste módulo começamos nossa jornada e explicamos sobre como usar nossa plataforma.

Tutorial da plataforma (10:59)
Vamos começar nossa jornada! (02:07)

Competências: Jornada

Este módulo explica o que é gamificação, por que e onde as empresas estão usando, mostra a diferença entre gamificação, jogos e brincadeiras e explica os diferentes tipos de jogadores.

Por que gamificação? (09:08)

Competências: Gamificação

O que é gamificação (15:04)

Competências: Gamificação

Gamificação, jogos e brincadeiras (10:52)

Competências: Gamificação, Jogos

Perfis de jogadores (09:04)

Competências: Jogadores

Caça ao tesouro (17:05)

Competências: Diversão, Jogadores

Quiz: Conceitos Fundamentais de Gamificação
TED - Gaming can make a better world (19:46)

Competências: Gamificação

Quiz Desafio: Conceitos Fundamentais de Gamificação

Este módulo aprofunda um pouco mais sobre motivação intrínseca e extrínseca, engajamento e teorias da psicologia comportamental.

Motivação e engajamento (08:31)

Competências: Emoções, Engajamento, Motivação

Motivação intrínseca e extrínseca (05:13)

Competências: Motivação Extrínseca, Motivação Intrínseca

Psicologia motivacional - parte 1 (09:47)

Competências: Motivação, Motivação Extrínseca, Motivação Intrínseca

Psicologia motivacional - parte 2 (08:36)

Competências: Motivação, Motivação Intrínseca

Motivação, diversão e emoções (11:31)

Competências: Diversão, Emoções, Motivação

Quiz: Motivação
TED - 7 maneiras com que os jogos recompensam o cérebro (16:11)
Quiz Desafio: Motivação

Este módulo explica cada um dos elementos da gamificação, com exemplos.

Um exemplo de gamificação completo (40:33)

Competências: Gamificação

Componentes da gamificação (13:33)

Competências: Gamificação

Mecânicas da gamificação (06:09)

Competências: Gamificação

Dinâmicas da gamificação (13:34)

Competências: Emoções, Gamificação

Quiz: Elementos da Gamificação
TED - a camada de jogo no topo do mundo (12:08)
Quiz Desafio: Elementos da Gamificação

Este módulo explica o passo a passo para criar um ambiente gamificado.

Passo a passo para gamificar (08:24)

Competências: Passo-a-Passo

Objetivos do ambiente gamificado (11:09)

Competências: Passo-a-Passo

Comportamentos esperados e perfil de participante (08:35)

Competências: Jogadores, Passo-a-Passo

Ciclo de progressão no ambiente gamificado (07:20)

Competências: Passo-a-Passo

Ciclos de feedback (16:15)

Competências: Feedback, Passo-a-Passo

Descrição da estética e inserção de diversão (11:42)

Competências: Diversão, Emoções, Passo-a-Passo

Quiz: Modelagem de um Ambiente Gamificado
TED - The magical science of storytelling (16:44)
Quiz Desafio: Modelagem de um Ambiente Gamificado

Neste módulo são apresentados os riscos de um projeto gamificado mal elaborado, bem como a necessidade de medir toda iniciativa de gamificação. Aqui também é feita a avaliação do curso e download do certificado.

Riscos da gamificação (09:50)

Competências: Gamificação, Riscos

Não deixe de medir (05:14)

Competências: Medições

Conseguimos! (02:15)

Competências: Jornada

Avaliação do Curso
Disponível se: Curso Bootcamp de Gamificação: Teoria e Práticas Imersivas está concluído

E-book, infográfico e artigos complementares sobre gamificação

Materiais complementares

Perguntas e Respostas
Ranking de Alunos
Seleções de Alunos

Faremos você aprender mais em menos tempo

Melhores Professores da América Latina

Todos os nossos professores ministram aulas nas melhores escolas de negócio do mundo, trazendo para a VIDDIA o conteúdo, experiência e didática que aplicam nessas escolas.

Recursos de Gamificação

Rankings, barras de progresso, recompensas, cooperação e competição tornam os cursos muito mais engajadores.

Instantaneidade

Curso com início imediato, com todas as aulas e materiais disponíveis para você de uma vez, dando a você maior para estudar.

Vídeos de 10 a 20 minutos

Ideais para quem quer mais liberdade de estudar com pouco tempo. Você define o horário que quiser e estude de onde estiver.

Certificado Digital

Se seu aproveitamento foi acima de 90%, você tem o direito de receber certificado de conclusão com distinção!

Feedback do Professor

Você recebe um relatório com todos os quizzes que você responder errado, comentados pelo professor.

Fórum Entre Alunos

Se surgir alguma dúvida, você pode comentar abaixo de cada vídeo ou diretamente no fórum. O fórum é usado para colaboração e interação apenas entre os participantes do curso.

Ganhe Moedas Estudando

As interações no fórum te permitem ganhar moedas virtuais. Pessoas com maior número de moedas têm benefícios a mais, como acesso a conteúdo exclusivo.

Ganhe Medalhas

Medalhas distribuídas para os alunos que gostam de desafios, para os que são disciplinados em assistir às aulas e para os que gostam de explorar conteúdos opcionais.

Tem alguma dúvida?

Sim, todos os cursos VIDDIA são legalizados, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC.

Dê uma olhada na interface e funcionamento da nossa plataforma, que foi construída a partir de um projeto de doutorado, fruto de mais de dois anos de pesquisas e desenvolvimento. Acesse o vídeo clicando aqui.

Para ser aprovado neste curso VIDDIA, você precisa:

  • Concluir todas as atividades obrigatórias. As atividades obrigatórias são apresentadas com uma caixa de marcação de conclusão à direita e não possuem uma indicação de conteúdo opcional.
  • Apresentar um aproveitamento de pelo menos 70% nos questionários obrigatórios.

Sim, todos os cursos VIDDIA oferecem certificado a todos os participantes que que forem aprovados.

Para fazer o download do seu certificado, basta acessar o tópico de conclusão do curso e clicar sobre o certificado correspondente. Somente poderá fazer o download do certificado caso você tenha sido aprovado e tenha o aproveitamento correspondente ao certificado.

Caso você obtenha um aproveitamento igual ou superior a 90% você terá direito a um certificado de conclusão com distinção.

São distribuídas medalhas virtuais aos estudantes que apresentarem bom desempenho no curso.

Uma medalha do tipo Aplicado é atribuída ao estudante que concluir as atividades obrigatórias no ritmo esperado para concluir todas as atividades obrigatórias do curso dentro do prazo planejado e informado no momento da matrícula.

Uma medalha do tipo Desbravador é atribuída ao estudante que concluir as atividades do tipo Opcional no ritmo esperado para concluir todas estas atividades do curso dentro do prazo planejado.

Uma medalha do tipo Mestre é atribuída ao estudante que concluir as atividades do tipo Desafio no ritmo esperado para concluir todas estas do curso dentro do prazo planejado.

Caso o estudante deixe de obedecer a um critério necessário para a obtenção de uma medalha, ela é automaticamente retirada. Ou seja, você tem que fazer por merecer para continuar com uma medalha.

Os alunos recebem moedas virtuais ao interagirem no fórum de Perguntas e Respostas dos cursos.

A distribuição de moedas segue ao seguinte critério:

  • 1 moeda a cada vez que você acessar uma discussão (perguntas e respostas).
  • 10 moedas a cada vez que você fizer uma pergunta.
  • 10 moedas a cada vez que você der uma resposta a uma pergunta.
  • 5 moedas cada vez que você votar na relevância de uma pergunta.
  • 30 moedas além das moedas por ter feito a pergunta para cada pergunta sua que for considerada relevante, isto é, tiver mais votos de relevante do que de não relevante.
  • 5 moedas cada vez que você votar na relevância de uma resposta.
  • 30 moedas além das moedas por ter dado a resposta para cada resposta sua que for considerada relevante, isto é, tiver mais votos de relevante do que de não relevante.
  • 50 moedas além das moedas por ser relevante para cada resposta sua que for considerada a mais relevante, isto é, possuir a maior diferença de votos entre relevante e não relevante dentre as respostas a uma pergunta.

Os alunos podem utilizar moedas para se tornar membro de uma seleção de alunos.

  • A seleção Conteúdo Exclusivo dá aos seus membros direito a acessar conteúdos exclusivos em um curso.
  • A seleção Desconto em Matrículas dá aos seus membros descontos em futuras matrículas em cursos da plataforma.

O número de alunos em cada seleção é limitado. Assim que atingido o limite, para que um aluno entre em uma seleção ele deve possuir mais moedas do que o membro da seleção que possuir menos moedas.

Moedas perdem sua validade após 6 meses de sua obtenção.

Os cursos da VIDDIA não possuem um limite específico de duração. Cada curso possui uma sugestão de meta para conclusão do curso, que o estudante pode acatar ou não no momento da matrícula. Esta meta é utilizada pela plataforma VIDDIA para fazer um acompanhamento do progresso do aluno, mas caso o aluno não consiga terminar o curso dentro da meta estipulada ele poderá continuar o curso e terminar quando for possível.

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